O mercado de eventos já vinha sofrendo inúmeras mudanças, principalmente com o avanço tecnológico, com o aumento da expectativa dos consumidores e a concorrência cada vez mais acirrada.
Neste período de pandemia, com o cancelamento de inúmeros eventos, muitas empresas que envolvem a cadeia logística do segmento se viram perdidas, incluindo as organizações que planejaram e investiram verba e tempo para o alcance de suas metas de marketing e vendas.
Híbrido pode ser mais rentável
Alguns especialistas do setor apostam num formato híbrido, onde ocorra a participação presencial, com certo distanciamento e protocolos de segurança aos participantes, e o online.
Dentro desse novo formato e com o advento crescente da tecnologia e das inovações, é possível pensar em economia de escala: um patrocinador ou anunciante pode estender a presença da sua marca para além dos espaços físicos e dos períodos limitados da edição de uma feira.
Embora a participação presencial promova grandes experiências na interação e vivência do público, o online pode proporcionar maior flexibilidade do tempo e conforto. Essa experiência também pode representar às empresas a possibilidade de aumentar o tempo de exposição institucional e comercial na web.
Mesmo com a tecnologia em franco crescimento, o mercado de eventos não deverá ser mais o mesmo e o céu será o limite para inovações em modelos e formatos para negócios.
Além disso, muito provavelmente, empresas entenderão que o reposicionamento dos eventos impactará nos custos e nas receitas e, sem dúvida, na presença cada vez maior de suas marcas na mente de seus consumidores.